Opinião
Economia de energia na padaria
Home > Opinião > Economia de energia na padaria
O consumo de energia das padarias é uma das principais preocupações do panificador, devido ao custo elevado que representa para as empresas do setor.
O consumo de energia das padarias é uma das principais preocupações do panificador, devido ao custo elevado que representa para as empresas do setor.
Compondo todos os gastos, o consumo energético representa uma parcela importante do processo, podendo chegar aos 15% do total, sendo o forno o principal responsável por essa despesa e, quando este está tecnologicamente atrasado pode dilatar substancialmente essa parcela.
Nos últimos anos, especialmente na Europa, alguns fabricantes de fornos beneficiaram da evolução exponencial do “estado da arte” e já aplicam nos equipamentos várias tecnologias de ponta associadas a um conhecimento prático profundo, no sentido de atender totalmente às exigências e tendências atuais do mercado, oferecendo ao panificador a oportunidade de baixar consideravelmente os gastos com energia e um conjunto de várias outras vantagens.
Todos os industriais do setor que tenham oportunidade de adquirir fornos com estas novas tecnologias, além de verem o seu investimento pago em pouco tempo, só com a diferença na diminuição efetiva dos consumos, abrem a porta ao abatimento dos custos com as manutenções, ao aperfeiçoamento da qualidade dos seus produtos, à melhoria da sua produtividade e, na maior parte dos casos, à estimulação do aumento das suas vendas.
Estas novas tecnologias aplicadas nos fornos, alteraram um pouco o conceito anterior relativo à escolha ideal da energia a usar nos fornos para que estes sejam mais econômicos, em função da aplicação ou dos produtos a assar.
O “mito” antigo, o qual subsistiudurante algum tempo, instigando a acreditar que os fornos elétricos seriam muito mais consumidores relativamente aos fornos a gás ou a lenha, é agora desmistificado e derrubado porque, em muitas aplicações, os fornos elétricos atuais podem ser muito mais econômicos que os fornos a gás ou a lenha.
Em alguns casos, um forno elétrico pode economizar mais de 50% comparado com um forno similar a gás, com várias vantagens associadas tais como, por exemplo: rapidez e flexibilidade no processo, menor ocupação de espaço e menor manutenção.
No entanto, em algumas aplicações específicas, os fornos aquecidos a gás ou a lenha agora, são mais do que nunca, a opção ideal.
Em algumas panificadoras e em determinados produtos ou processos de fabricação, o uso destes fornos evoluídos tecnologicamente para consumirem gás ou lenha, pode representar uma diminuição de 20% no consumo comparado a um forno elétrico novo ou de 50% relativamente a um forno obsoleto a consumir o mesmo tipo de energia e, além disso, poderão acrescentar bastante “conforto” na utilização e na estabilização da qualidade dos produtos assados.
A escolha dos fornos ideais para as aplicações certas é normalmente uma fonte de dúvidas para os industriais de panificação e, se estes não forem bem assessorados, podem estar comprando os equipamentos menos econômicos e menos adequados para as suas produções.
Estas preocupações já existem à muito tempo na Europa e, por isso, alguns dos fabricantes Europeus mais reconhecidos internacionalmente, já prepararam estudos que permitem ajudar o panificador a escolher os fornos que melhor se adaptam a cada uma das suas realidades, tendo sempre em atenção a economia de energia e a experiência acumulada no setor.
Com um bom apoio na seleção dos melhores fornos e perfeitamente adaptados a cada processo, com toda a certeza, os consumos energéticos irão baixar muito, os produtos irão melhorar bastante e a rentabilidade irá realmente aumentar!
Boa escolha!
AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog